segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Prefeito Gilberto Kassab veta pulseira eletrônica para bebê em maternidades de SP

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) vetou projeto de lei que previa o uso de pulseiras com sensor eletrônico sonoro em recém-nascidos dentro de maternidades públicas e privadas da capital. O objetivo da proposta do vereador Carlos Apolinario (DEM), aprovada na Câmara no dia 11, era evitar sequestros.



Pelo projeto, a pulseira deveria ser colocada "imediatamente após o parto" e "retirada após a alta, na presença da mãe ou responsável". No veto, o prefeito relata que, consultada, a Anvisa informou não haver no mercado produto testado e registrado. Para Kassab, a pulseira não significa aumento da segurança, garantida de fato pelo treinamento e pela atuação correta dos funcionários.

Segundo a proposta, "as unidades de saúde ficariam obrigadas a adotar identificação rigorosa e controle do fluxo das pessoas que entram e saem de suas dependências, instalando em todas as saídas sistemas que acionem o dispositivo sonoro da pulseira de identificação do recém-nascido." A iniciativa foi inspirada em fato ocorrido em maio, quando uma menina de 15 anos furtou um bebê de maternidade na zona leste.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário