sábado, 21 de agosto de 2010

Sociedade Beneficente Casa da Esperança - Kibô-no-Iê comemora 40 anos

Entidade presta assistência a 91 crianças e adultos com deficiência intelectual


RenattodSousa
Sociedade Beneficente Casa da Esperança - Kibô-no-Iê Os vereadores Jooji Hato e Ushitaro Kamia receberam uma homenagem de Jairo Uemura, presidente da Casa da Esperança - Kibô-no-Iê
Com o objetivo de comemorar os 40 anos de fundação da Sociedade Beneficente Casa da Esperança - Kibô-no-Iê, a Câmara Municipal realizou sessão solene, nesta sexta-feira (20/08). A iniciativa é dos vereadores Antonio Goulart (PMDB), Jooji Hato (PMDB) e Ushitaro Kamia (DEM).

Localizada em Itaquaquecetuba, a Casa da Esperança - Kibô-no-Iê é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão prestar assistência e amparo à pessoa com deficiência intelectual. Atualmente, a Casa abriga 91 pacientes que realizam trabalhos manuais e o dinheiro arrecadado é revertido diretamente para eles.
 
Jooji Hato (PMDB), presidente da sessão solene, estava muito emocionado com a comemoração. “Sou vereador há 28 anos e acredito que essa é a sessão mais importante que participo. São 40 anos dessa Casa sagrada, quem ajuda o próximo merece nosso carinho e respeito”, disse Hato
 
A Casa da Esperança - Kibô-no-Iê foi fundada por Koko Ichikawa, que nasceu no Japão em 1927. Aos 31 anos, ela chegou ao Brasil e trouxe sua experiência de trabalho em uma instituição educacional especializada no ensino de excepcionais.
 
Após trabalhar na Kodomo-no-Sono, ela resolveu iniciar seu próprio trabalho em uma casa na Vila Brasilândia, recebendo em 1963 o seu primeiro interno. Começava a obra da Kibô-no-Iê, marcada pela união da dedicação de Koko com a solidariedade de muitos amigos. 
 
Durante a comemoração foram homenageados colaboradores, patrocinadores, voluntários e ex-diretores da instituição. “Sem o apoio de cada um que se dedicou em prol do próximo, seria quase impossível manter em atividade todos os cuidados que essas pessoas tanto necessitam”, afirma o vereador Kamia, um dos proponentes da sessão solene.
 
Foram homenageados : Organização Educacional Seirei; Arujá Golfe Clube; APC – Associação Paranaense de Cultura; Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz; Aflord - Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra; Banco Santander Brasil; Jô Tatsumi; José Takaesso; Felícia Watanabe; Akihisa Kitagawa; Tony Huang; Nelson Nakada; Fumio Horii; Kihatiro Kita; e Shiozo Matsumoto.
 
Além dos proponentes, também compuseram a sessão solene Jairo Uemura, presidente da Casa da Esperança - Kibô-no-Iê; Toshinori Matsushiro, cônsul do Japão para assuntos políticos; deputado federal Willian Woo; vereador de Guarulhos Eduardo Kamei Yukisaki; Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Ruka Horiguchi, superintendente da Organização Educacional Seiken Gakuen – Japão;  e Satio Oyamada, vice-presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil KENREN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário