A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (22/02), o PL 564/06, dos vereadores Agnaldo Timóteo (PR) e Antônio Goulart (PMDB), que limita para até as 23h15min. o horário para término das competições esportivas realizadas nos estádios localizados no Município. O projeto foi aprovado em primeira fase de discussão e ainda precisa ser votado em segunda fase antes de ir à sanção do prefeito.
Em muitas das ocasiões, as partidas de futebol se iniciam às 21h50min. Se o projeto for aprovado em segunda discussão e, depois, sancionado pelo Executivo, os jogos teriam de começar no máximo às 21h15min, o que poderia atrair a resistência das emissoras de televisão que detêm os direitos de transmissão dos campeonatos.
“Não existe no nosso projeto nenhuma intenção de irmos de encontro aos interesses das emissoras que nos dão o prazer do futebol. A única coisa que estamos pedindo é que as emissoras protejam os munícipes desportistas. As crianças poderão ir ao campo de futebol à noite, sem serem prejudicadas no outro dia de manhã quando se levantam para ir à escola. Os idosos que estarão em casa poderão assistir às partidas, porque eles geralmente dormem mais cedo”, justifica o vereador Agnaldo Timóteo.
O vereador Goulart afirma: “Ao final de cada partida, os jornais relatam os impactos causados por torcedores que ficam às ruas, pois não têm como regressar aos seus lares. Minha prioridade é proporcionar o bem-estar para a população, possibilitando que ela volte para casa em segurança e também para moradores dos arredores do estádio que querem tranquilidade para descansar após um dia de trabalho”
Os autores do PL desejam que os torcedores tenham condições de chegar mais cedo às suas casas. “O transporte à meia noite torna-se caótico. Essa é uma cidade gigantesca. Se você pode pegar um ônibus às onze e quinze, mesmo que o jogo seja no Morumbi e você vá para a Zona Leste, vai gastar uma hora, vai dormir e no outro dia, às oito horas, está trabalhando”, acentua Timóteo.
Em relação, à ameaça do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, de levar os jogos para outros Municípios, Timóteo responde: "Eu não vou me reportar à Federação. O que o presidente [da FPF] falou é uma besteira. Daqui a pouco, entra um projeto nacional, e aí?" Ainda de acordo com o vereador, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) deve apresentar um PL similar na Câmara dos Deputados, estendendo a medida ao âmbito nacional.
“Só estamos pedindo que as grandes redes ofereçam mais proteção, segurança e carinho aos seus telespectadores. Eu vou mandar uma correspondência para a direção da Rede Globo e da Bandeirantes dizendo que jamais nós tomaríamos alguma medida para ‘bater de frente’ com os interesses deles”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário